quarta-feira, 4 de novembro de 2009

ATÉ ONDE IRÃO OS POLÍTICOS BRASILEIROS?

Gozando de baixíssimos índices de popularidade e respeitabilidade, faz tempo, o Senado Federal, demonstra, uma vez mais, o seu desrespeito à Constituição Federal, que completou 21 anos, em 2009, e que foi chamada por Ulisses Guimarães de "Constituição-Cidadã".

No episódio da cassação do mandato do Senador Expedito Júnior, do PSDB/RO, a decisão do STE - Superior Tribunal Eleitoral foi mantida, e confirmada pelo STF - Supremo Tribunal Federal, que concedeu mandado de segurança a seu suplente, Acir Gurcasz, do PDT/RO, para que tomasse posse imediata.

A Mesa Diretora do Senado, em manobra surpreendente, acolheu recurso de Expedito Júnior e o enviou a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), para que fosse apreciado, não acatando a decisão judicial.

O que é isso? Insubordinação? Desrespeito a decisão da Corte Suprema do País? Quando é que esses senhores, ditos Senadores, entenderão que decisões do Supremo têm que ser cumpridas?

Do jeito que vai, daqui a pouco fecharão as portas das instituições democráticas desse pobre País, que tem, seguramente, uma das mais lamentáveis classes políticas da América do Sul.

Ventos bolivarianos???

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

MUDANDO AS REGRAS APÓS COMEÇO DO JOGO

Tudo indica que a herança de Cesar Maia para o atual Prefeito, Sr. Eduardo Paes, é uma realidade. O Sr. Paes está se esmerando em criar factóides e anunciar decisões que ele esquece, não dependem, apenas, de sua vontade.

No último dia 31 de Outubro aconteceu a primeira reunião de trabalho entre representantes do COI - Comitê Olímpico Internacional e o Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, com a presença do Presidente do COB - Comitê Olímpico Brasileiro, Sr. Carlos Arthur Nuzman e do Secretário-Geral do CO-Rio, Sr. Carlos Roberto Osório.

Na reunião o Sr. Prefeito informou a disposição de mudar a localização do Centro de Mídia, da Barra, conforme o projeto apresentado ao COI, e que contribuiu para a escolha do Rio como cidade-sede dos Jogos de 2016, para o centro da Cidade, mais exatamente, para a região do Cais do Porto, que, também conforme o projeto apresentado, será revitalizada.

O Diretor de Jogos Olímpicos do COI, Sr. Gilbert Felli, se disse surpreso ao saber dessa possibilidade de mudança no planejamento original e lembrou ao Sr. Prefeito que, qualquer mudança, no originalmente proposto e acordado, depende de análise e aprovação por parte do COI. Embora, aparentemente, não tenha "fechado as portas" para um acordo sobre o assunto, ficou patente situação desconfortável gerada pela afirmação do Sr.Prefeito.

O Sr. Eduardo Paes precisa entender que Olimpíada não é torneio de bairro, em que o "dono da bola" decide quem vai jogar e quais são as regras que lhe convêm. Jogos Olímpicos são o evento esportivo de maior magnitude e importância Mundiais e não podem ser tratados com irresponsabilidade e "sacadas" de conveniência.

Se logo na primeira reunião de trabalho já começam as mudanças de planos, como serão as próximas? O planejamento proposto e acertado será realmente levado a cabo?

Quem viver, verá.